Qualquer pessoa que acesse o atendimento na área da saúde de hospitais, clínicas e consultórios, com certeza quer ter suas necessidades atendidas o mais rapidamente possível, não é?

Sejam acompanhamentos como o pré-natal, sejam atendimentos emergenciais como um forte mal-estar no pronto-atendimento, pacientes e acompanhantes querem agilidade, eficiência e atenção.

E, ao contrário do que muitas pessoas acreditam sobre a impessoalidade dos robôs de atendimento, os chatbots podem melhorar, e muito, o relacionamento entre a instituição de saúde e o paciente. Continue a leitura e conheça algumas das vantagens!

Disponibilidade 24 horas e simultaneidade do atendimento na área da saúde

Hospitais que oferecem atendimento 24 horas possuem centrais telefônicas e recepção funcionando 24 horas por dia durante toda a semana, mas com escalas reduzidas em alguns turnos. No caso das clínicas e dos consultórios, a disponibilidade de agendamentos e contatos também é menor.

Com o uso de chatbots, essas instituições podem aumentar a capacidade de atendimento, criando um canal de contato ou expandindo seu serviço, já que os robôs conseguem atender simultaneamente duas ou mais pessoas.

Informes de boletins e histórico de saúde de um paciente

Em outros casos, o benefício dos chatbots está exatamente na transmissão de boletins e históricos de saúde entre equipes médicas, instituições de saúde, laboratórios e demais envolvidos no tratamento de um paciente.

É o caso de uma situação de emergência de uma pessoa inconsciente e sem um acompanhante que possa fornecer informações sobre possíveis alergias, medicamentos utilizados, entre outras, que seriam essenciais para o sucesso do atendimento.

Os chatbots podem viabilizar essa transmissão e diminuir o tempo de análise sobre qual abordagem clínica ou cirúrgica realizar.

Agilidade no atendimento e/ou análise de exames

Assim como podem agilizar a transmissão de informações entre a equipe médica, os chatbots também podem ser utilizados para o relacionamento com o paciente.

Orientações sobre o preparo para exames, registro do início e fim dos procedimentos e entrega de resultados podem ser integralmente processados por esse programa.

Eficiência no agendamento de consultas

A eficiência no agendamento de consultas, que é uma das solicitações mais frequentes nas instituições de saúde, é outra contribuição importante.

Isso também vale para outras situações, como reagendamento, encaixes e cancelamentos. Assim, é possível otimizar o tempo dos médicos, que não ficarão ociosos nessas ocasiões, como também dos pacientes, que muitas vezes ficam insatisfeitos devido à demora do atendimento ou ao erro dos atendentes na hora de registrar seus pedidos.

Auxílio sobre tratamentos e uso correto de medicamentos

Durante as consultas, não é incomum que os médicos precisem consultar publicações e livros para determinar doses, concentrações e períodos de tratamento de determinadas enfermidades. Nesse sentido, os chatbots podem ser utilizados como assistentes de diagnóstico e também em ações preventivas de saúde, dando dicas e informações que podem favorecer o bem-estar dos pacientes.

Em casos de pacientes que precisam fazer uso de medicamentos durante o tratamento e também tenham dúvidas, os chatbots podem dar orientações, garantindo o sucesso da recuperação.

Como você pôde perceber, as aplicações dos chatbots vão muito além dos call centers, sendo muito úteis no atendimento na área da saúde também. Essa ferramenta gera muitas vantagens, otimizando os processos e conferindo a devida atenção aos pacientes e a seus acompanhantes.

Gostou do nosso post? Então, siga a nossa página no Facebook e acompanhe as novidades sobre o uso dos chatbots!