Muitas vezes, quando falamos sobre inteligência artificial de voz, a discussão envereda para os assistentes virtuais, não é mesmo? Eles são soluções incríveis que, no passado, faziam parte apenas do nosso imaginário, além de filmes e desenhos futuristas.

Essa associação é válida. Afinal de contas, o funcionamento de um assistente virtual é ativado por voz, enquanto sua inteligência artificial fica responsável por executar os comandos solicitados.

Junto com os chatbots, wearalbles e até plataformas de games acionadas por voz, os assistentes virtuais estão mudando a rotina das pessoas e revolucionando algumas relações humanas. Neste post, veja alguns exemplos conhecidos de inteligências artificiais, suas principais funcionalidades e inovações. Acompanhe!

Exemplos de inteligência artificial de voz mais conhecidas

O uso de ferramentas dotadas de inteligência artificial tem alguns efeitos conhecidos, como a automação de processos, personalização de interações e experiências mais ricas.

A seguir, veja alguns exemplos dessas ferramentas.

Alexa e Echo — Amazon

O Echo é um dispositivo da Amazon capaz de controlar os aparelhos inteligentes do ambiente, como persianas automáticas, televisores, ar-condicionado e geladeira, por exemplo.

Ele funciona por comando de voz e, como tem microfones espalhados em sua estrutura, também pode receber e assimilar comandos para executar músicas em serviços de streaming.

A Alexa é um assistente que completa toda essa experiência, disponibilizando o acesso aos recursos do smartphone conectado a ele. Ou seja, é possível solicitar um Uber, fazer uma ligação para um contato da agenda e até pedir uma pizza.

O sonho de ter um mordomo capaz de gerenciar a casa pode, no passado, ter parecido ostentação. Mas, no mundo de hoje, essa é uma funcionalidade que pode economizar tempo e garantir comodidade.

Google Assistente

Se a internet abriga o mundo de informações, certamente o Google é o melhor guia para essa jornada, certo? É partindo desse princípio que o Google Assistente atua.

Ao entender comandos de voz em linguagem natural, ele usa todas as funcionalidades Google para dar suporte a um indivíduo, como mapas para encontrar um endereço, tutoriais no YouTube para abrir uma fechadura quebrada etc.

Já imaginou um assistente virtual salvando a sua empresa no momento de uma apresentação importante para um cliente B2B? Com o Google Assistente, isso é perfeitamente possível!

Bixby — Samsung

O Bixby é o assistente virtual da Samsung, e, assim como outros, permite que seu usuário o acione pressionando a tecla central do smartphone da marca ou utilizando um comando de voz — como “Hi Bixby”.

Entre suas funcionalidades, o Bixby Vision permite o uso da câmera do celular para realizar algumas tarefas, como leitura de QRcode, transcrição de textos a partir de uma imagem e tradução em tempo real de placas e avisos em outros idiomas.

Pet Fitness — Varram

Chamado de brinquedo inteligente para animais domésticos, ele pode ser programado para criar atividades para os pets quando seus donos estão ausentes.

Os comandos do aparelho são programados em um aplicativo, pelo qual é possível conversar com o animal, criar rotinas com estímulos e recompensas.

Razões para elas estarem revolucionando o mundo e os negócios

Quando falamos sobre seus impactos no mundo, percebemos que trazem mais comodidade para seus usuários, facilitando rotinas e desafios. Mas também é importante mencionar os benefícios para os negócios.

De forma simplificada, podemos listar:

  • as operações das empresas podem ser escaladas sem prejuízo na qualidade dos serviços;
  • as experiências vividas são mais ricas e eficientes, considerando que a inteligência artificial consegue processar mais rapidamente os comandos e fazer associações com históricos de interações já vividas;
  • as soluções de inteligência artificial, como os chatbots, podem ser disponibilizadas nos canais de preferência dos clientes.

Além disso, seu nível de processamento de dados permite que análises complexas sejam realizadas em poucos segundos, como consultar o clima atual, o trânsito do escritório até a residência e o intervalo necessário para deixar a temperatura ambiente de acordo com as preferências de seus moradores.

Como vimos, a inteligência artificial de voz está mudando o mundo dos negócios e facilitando a rotina das pessoas, garantindo experiências mais personalizadas, ágeis e valiosas.

Se você também acredita no lema #chatbotparatodos, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e marque aqueles contatos que precisam se inspirar com essa ideia!