Muitos gestores já conhecem o chatbot como ferramenta para o setor de atendimento, mas suas aplicações vão muito além disso, como, por exemplo, aumentar a produtividade de diferentes áreas do negócio e seus respectivos processos.

A ferramenta pode, por exemplo, elevar a eficiência das ações de marketing, otimizar os processos da área de recursos humanos e muito mais. Quer saber como os chatbots podem ser utilizados nesses setores e os benefícios que trazem para o resultado final do negócio? Confira neste post.

1. Agilizar as consultas ao RH

O setor de Recursos Humanos (RH) é responsável por dar apoio aos colaboradores de uma empresa, e, dessa maneira, estão recorrentemente recebendo dúvidas e questionamentos sobre os benefícios e convênios.

Com um chatbot, tais dúvidas são rapidamente solucionadas, garantindo que os responsáveis pela área dediquem seu tempo para projetos, melhorias e novas estratégias para o negócio.

2. Solucionar dúvidas sobre contratos de trabalho e plano de carreira

Empresas com diferentes modelos de contrato de trabalho também recebem um grande volume de questionamentos sobre suas cláusulas. Além de solucionar tais questões, os chatbots também podem ajudar na própria formulação de tal documento.

Usando as regras estabelecidas a partir do plano de carreira, permitem que os gestores determinem em qual nível os profissionais devem ser enquadrados, bem como identificar quais características e resultados precisam obter para conquistar uma promoção.

3. Ajudar na prospecção de clientes

Os chatbots podem ser utilizados como landing pages. Nesse caso, são ainda mais eficientes para a conversão de novos potenciais compradores, também chamados leads.

Landing pages são usadas no fundo do funil de marketing para captar contatos dos leads com maior probabilidade de conversão. Assim, além de aumentarem a eficiência do processo, também garantem uma experiência marcante.

4. Promover experiências personalizadas em diferentes momentos da jornada de compra

As experiências proporcionadas pelos chatbots são um traço marcante de sua eficiência na fidelização dos clientes. Isso porque conseguem captar dados importantes em suas diferentes interações e, posteriormente, usar tais informações para proporcionar experiências personalizadas.

É preciso lembrar que a fidelização dos clientes acontece em diferentes momentos da jornada de compra, inclusive antes e após sua conclusão.

Assim, uma empresa pode inserir um chatbot de apoio para seu setor de Client Success, ou sucesso do cliente. Ele, por sua vez, além de oferecer o suporte quando for solicitado, também criará uma série de ações para garantir a satisfação e antecipação das necessidades de seus clientes.

5. Acompanhar pedidos e entregas do setor logístico

No setor logístico, podem ser utilizados para definir processos e enviar relatórios de evolução para o cliente a cada etapa concluída, oferecendo transparência e confiabilidade.

O chatbot também pode ser utilizado para a gestão de terceirizados, consultando quais transportadoras estão mais próximas para atender determinada demanda ou aquela com o menor orçamento para uma entrega de urgência.

6. Gerenciar a cadeia de suprimentos

Outra aplicação do chatbot que garante o aumento da produtividade é no controle da cadeia de suprimentos. Quais produtos já foram requisitados e estão para chegar no estoque, quais deles podem receber pedidos de maior quantidade e outras consultas otimizam a gestão do setor e dos demais que se beneficiam com tais informações.

É importante lembrar que os chatbots usam regras estabelecidas e inteligência artificial para gerir seus processos, portanto, conseguem interpretar e fazer relações cognitivas. Tanto para o público interno quanto para o externo, também contribuem para criar uma imagem de respeito e eficiência.

Eles trazem muitos outros benefícios além de aumentar a produtividade e, por isso, estamos regularmente publicando novidades sobre suas aplicações. Quer acompanhar as próximas? Curta nossa página do Facebook e fique por dentro de nossas atualizações.