O que um banco poderia fazer para aumentar as vendas de seguros residenciais? É comum ouvir que eles são indispensáveis e, para muitos, quando um gerente faz tal oferta, significa que quer apenas bater sua meta de vendas.

Mas, e se um canal nas redes sociais começasse a explicar matematicamente todos os benefícios do seguro? E se, por meio de um quizz ou jogo, avaliasse a probabilidade de um indivíduo acionar alguma de suas coberturas e serviços adicionais?

A ciência atuarial está aí e a inteligência artificial dos chatbots também. Ou seja, é possível que, ao responder algumas perguntas sobre a idade do imóvel e a quantidade de banheiros que existe nele, o cliente descubra que precisa urgentemente contratar o produto e uma forma de utilizá-lo que compense o investimento.

Tudo isso em uma conversa? Sim, desenvolvida com personalização, conteúdos interativos e engajadores. Neste post, mostramos quais os diferenciais dessa estratégia que a fazem tão eficaz na conversão de vendas.

Respostas objetivas para as dúvidas mais comuns

Dúvidas comuns rapidamente respondidas ajudam a fluir o curso da tomada de decisão, garantem que o próprio cliente controle o andamento da conversa e decida quando ela deve ser finalizada. Além disso, pensando no setor de atendimento de forma global, ajudam a organizar as demandas e a garantir que os especialistas estejam disponíveis para solucionar questões mais complexas.

Conteúdo relevante para a tomada de decisão

Outra característica determinante dos conteúdos interativos é que eles trazem a informação mais relevante e no formato ideal para o consumidor. Com base nas tendências comportamentais e segmentações da base de clientes, tais conteúdos podem ser desenvolvidos para resolver os problemas e necessidades deles.

No caso do seguro residencial, por exemplo, o atendimento via chat pode enviar estatísticas sobre o preço médio dos serviços de eletricistas e a regularidade que eles são chamados em residências com mais de 5 anos.

Vídeos que mostram os estragos e acidentes com fiações irregulares também podem ajudar, pois, a partir dessa reflexão, o cliente perceberá que, ao usar tal serviço incluso na cobertura do seguro, vai proteger seu patrimônio e fazer o investimento valer a pena.

Antecipação das necessidades dos clientes

Para que um conteúdo promova interação, precisa ter como base as dúvidas e necessidades do público-alvo. A análise de dados de sistemas de gestão e o estudo do mercado podem ajudar a descobrir tendências de consumo. Isso é importante porque quem oferta primeiro e demonstra conhecimento sobre o perfil do cliente tem muito mais chances de fechar a venda.

Atendimento diferenciado

Um atendimento diferenciado é aquele que consegue proporcionar uma experiência única e surpreendente. Nos dias atuais, isso também significar inovar. Os clientes querem ser atendidos nos canais em que mais interagem, ter suas ofertas e contatos personalizados e receberem além de suas expectativas.

Portanto, não basta criar um canal ou que o cliente possa direcionar seu atendimento de forma autônoma: é preciso extrair as informações dessa experiência para oferecer serviços complementares.

Se a ideia é contratar um seguro de vida com o intuito de poupar dinheiro, por exemplo, oferecer uma consultoria financeira ou o acesso a canais financeiros da empresa podem ser ações fidelizadoras e diferenciadas.

Geração de empatia para conseguir aumentar as vendas

Para aumentar as vendas, é preciso se conectar ao cliente e demonstrar que entende sua realidade e que possui valores semelhantes ao dele. Nesse sentido, os conteúdos interativos podem ser desenvolvidos com uma linguagem e formatos que estejam mais alinhados ao perfil dos consumidores, garantindo que cada contato seja personalizado de acordo com suas preferências.

Os conteúdos interativos ajudam a aumentar as vendas porque levam o patamar de personalização do contato para níveis mais altos e garantem que as futuras abordagens tenham muito mais embasamento e sejam realizadas no timing certo.

Quer descobrir mais sobre o potencial dos conteúdos interativos e como eles podem ser aplicados ao seu negócio? Então siga nossa página do Facebook e acompanhe todas as nossas atualizações.