Qual inovação em serviços causou mais impacto no seu cotidiano? Nos dias atuais, é quase impossível que uma pessoa ou negócio não tenha sido afetado, positiva ou negativamente. Algumas delas são alçadas à categoria de disrupção, que é quando mudam completamente a forma de consumir um produto ou serviço, como a Uber no caso dos serviços de transporte privado.

E o que pode ser extraído de suas trajetórias e aplicado na gestão das empresas? Um negócio precisa almejar grandes inovações para prosperar ou apenas incorporar boas ideias e ferramentas em seus processos? Confira alguns cases de sucesso e descubra.

1. A inovação em serviços de deslocamento da Uber

Grandes cidades têm problemas de deslocamentos, os custos de manter um carro estão cada vez maiores, muitos profissionais habilitados estão desempregados e as leis para consumo de bebida alcoólica cada vez mais severas.

Juntando essas e algumas outras dores, como o domínio de mercado dos taxistas, a Uber encontrou o terreno ideal para ofertar uma solução que, de forma simplista, oferece a organização de caronas seguras ao intermediar aqueles que querem ganhar dinheiro com isso e os que precisam se locomover.

Esse enredo, porém, é amarrado com muita tecnologia e estratégias de marketing, como a diferenciação do produto, a tarifa variável conforme demanda, o programa de indicações de motoristas e avaliações dos usuários para garantir a qualidade dos serviços.

2. A chegada gradativa da Netflix ao mercado

Quem pensa que todas as empresas inovadoras surgem de forma avassaladora se engana. A Netflix está no mercado desde 1998 para desmistificar essa tese. Na verdade, assim como diversas empresas atualmente, ela surgiu para atender a uma demanda já existente: a locação de filmes, que, na época, eram DVD’s.

O serviço de streaming só surge em 2007, quando a empresa ainda tinha muito sucesso na locação de DVD’s, inclusive. Depois de uma alavancada na distribuição do serviço de forma global, a empresa começou a fazer suas produções originais.

3. A interação surpreendente do Make-up Genius da L’Oreal

A L’Oreal também já era uma das líderes de seu mercado quando lançou o Make-up Genius. Como trata-se de um produto que é muito dependente da interação do consumidor para sua venda, as maquiagens da fabricante estavam consideravelmente ameaçadas com o crescimento dos comércios eletrônicos.

Não que os e-commerces fossem ruins, mas impediam que a experiência de suas consumidoras fosse satisfatória e fidelizadora. Com esse dilema, a L’Oreal buscou uma das melhores empresas no desenvolvimento de software de reconhecimento facial para criar um aplicativo capaz de permitir que as usuárias testassem na representação de seus rostos os produtos da empresa.

A simulação não estática proporciona uma experiência tão satisfatória que a funcionalidade também passou a dar apoio à estratégia de nutrição e educação de seu público-alvo sobre seus produtos.

4. A disrupção da forma de interagir dos chatbots da Intelichat

As empresas, e até mesmo seus clientes, já estão familiarizados com os chatbots, mas as funcionalidades da Intelichat vão um pouco além. A começar pelo fato de tratar-se de uma plataforma de desenvolvimento de chatbots que dispensa o conhecimento avançado de programação. Ou seja, qualquer empresa pode automatizar suas interações de acordo com a personalização que desejam oferecer aos seus clientes.

E, ao contrário do que se pensa, uma plataforma facilitada ainda oferece alguns serviços que outras empresas ainda não oferecem, como é o caso do Broadcast, no qual o chatbot é programado para pedir a permissão do usuário para enviar novidades e conteúdos que possam ser relevantes para ele.

Nada melhor do que uma automação que garante a personalização e a interação relevante como seus pilares de sucesso. Histórias e estratégias de inovação em serviços como essas inspiram e provocam reflexões nos gestores das empresas atuantes no mercado. O que é possível inovar dentro da minha organização ou no meu serviço?

Ou ainda: quais são as dores e limitações do meu mercado que precisam de soluções mais eficazes? Uma ação fundamental para manter as ideias atualizadas e buscar constantemente conteúdos inovadores e tendências que estão por vir.

Quer uma dica final? Siga nossos perfis no Twitter e no Facebook para acompanhar conteúdos e estratégias que estão revolucionando a performance de nossos clientes.