O mercado é muito dinâmico e as transformações nas tendências de marketing não param de acontecer. Por isso, é muito importante se manter atualizado sobre as principais demandas e necessidades para não ficar para trás. Além disso, quem está por dentro das questões que envolvem o futuro da área tem mais facilidade na geração de ideias que promovam a inovação nas empresas.

Com a evolução das formas que criamos conteúdos e com as mudanças do comportamento do cliente, as transformações têm acelerado cada vez mais. Pensando nisso, neste post, apresentaremos as principais tendências de marketing para que você possa ficar por dentro das principais demandas da área. Vamos lá?

1. Chatbots

Esse recurso tecnológico é baseado em Inteligência Artificial e usa mensagens instantâneas com a intenção de conversar em tempo real com os clientes. Isso garante maior agilidade no atendimento, pois as perguntas mais frequentes são respondidas de forma rápida, prática e automática.

2. Vídeo marketing

Trata-se de uma das principais tendências de marketing. A produção de vídeos está ganhando cada vez mais popularidade e apresenta vários benefícios, como a possibilidade de obter um maior engajamento por parte do público e de produzir diversos tipos de conteúdo. Pode ser, por exemplo, fazer entrevistas, demonstrações de produtos específicos, mostrar os bastidores da empresa etc.

Além disso, vale ressaltar que o custo para fazer conteúdo nesse formato tem diminuído. Atualmente, muitas câmeras de smartphone têm alta resolução e proporcionam a criação de vídeos de qualidade. Existem vários canais em que essa prática pode ser feita. Entre eles estão o YouTube, o IGTV (ferramenta de vídeos do Instagram) e as lives no Facebook.

3. Pesquisa por voz

O número de pesquisas por voz também tem crescido nos últimos anos. Com o desenvolvimento das tecnologias de reconhecimento de voz, mais pessoas têm aderido a essa nova forma de pesquisar no ambiente on-line.

Você deve estar se perguntando: qual é o grande segredo para conseguir mais resultados na pesquisa do Google? Não há muitos mistérios: o desenvolvimento de estratégias SEO (Search Engine Optimization) ajuda nisso.

Entre as melhores práticas para otimizar os resultados nessa modalidade de busca estão o desenvolvimento de uma linguagem natural, o uso de perguntas ou dúvidas comuns por parte das pessoas e a escaneabilidade (a divisão do texto em intertítulos e em parágrafos de até 6 linhas), que facilita o entendimento do texto por parte do Google e deixa o conteúdo mais agradável de ler por parte do internauta.

4. Experiência do cliente

As empresas também devem se preocupar em entregar um bom produto ao consumidor. Dessa forma, elas conseguem transmitir uma experiência positiva em relação ao cliente e, consequentemente, aumentam as chances de ele voltar a comprar na companhia.

O marketing é uma área extremamente dinâmica e as transformações no setor não param. Por isso, é fundamental estar antenado em relação às tendências para não ficar defasado no mercado. As pesquisas por voz, o atendimento via chatbot e a valorização da experiência do cliente são algumas das principais mudanças que ocorrem nesse meio.

Gostou deste artigo sobre tendências de marketing? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais e permita que os seus amigos fiquem por dentro em relação às principais novidades do meio.