A inteligência artificial tem transformado diferentes setores da economia, incluindo o da hotelaria. De acordo com a consultoria Accenture, essa tecnologia tem potencial para acelerar o crescimento de toda a América Latina e incrementar a economia em US$ 432 bilhões até 2035.

Neste artigo, vamos compreender como o uso da inteligência artificial, por meio de chatbots, proporciona uma experiência única no meio hoteleiro. Por exemplo, surgem novas opções de atendimento ao cliente, com potencial para agregar valor aos negócios. E então? Vamos lá?

O que é inteligência artificial?

Para entendermos como a inteligência artificial tem potencial para transformar a economia, é preciso compreender o que ela é. Resumidamente, a tecnologia é uma forma de replicar a inteligência humana, executando tarefas de forma semelhante a uma pessoa real.

Por exemplo, uma inteligência artificial pode ser capaz de se comunicar de forma realista por voz, com o uso de reconhecimento de linguagem natural, ou processar grandes volumes de dados.

Em nosso caso, vamos nos concentrar na inteligência artificial voltada para a comunicação em texto — mais conhecida como chatbot.

O que é chatbot?

Agora que entendemos um pouco mais de inteligência artificial, é preciso também esclarecer o que exatamente é um chatbot. Essa tecnologia é uma forma de replicar a forma como as pessoas se comunicam por meio de texto. Ou seja, trata-se de ensinar um computador a manter conversas de forma realista e precisa.

Apesar de não ser sempre possível, o ideal é passar a sensação ao usuário de que ele está em contato com uma pessoa real. Ou seja, a comunicação deve ser fluida e sem respostas desconexas.

No mercado, essa tecnologia tem ganhado notoriedade por sua eficiência em serviços de atendimento ao cliente. Por permitir a comunicação com pessoas de forma realista, ela pode realizar atendimentos mais simples e direcionar as melhores respostas em poucos segundos.

Como diferencial, a inteligência artificial tem disponibilidade em tempo integral e consegue concretizar atendimentos de forma imediata. É claro, nem sempre ela será capaz de resolver todos os problemas, mas poderá encaminhar a comunicação com o cliente para a equipe responsável com agilidade.

Esclarecidas as questões, vamos ao que interessa! Como os chatbots podem ajudar a criar experiências únicas no setor hoteleiro?

Quais os impactos da inteligência artificial na hotelaria?

Assim como em outras áreas que lidam com o cliente, a inteligência artificial abre um leque de oportunidades na hotelaria. O uso de chatbots permite uma comunicação mais fluida e direta com clientes e interessados, sempre pronto para tirar dúvidas e compartilhar melhores informações.

Assim, vamos entender as cinco maiores vantagens dos chatbots para o setor hoteleiro.

Novas formas de interação

A principal vantagem do uso de chatbots são as diferentes interações possibilitadas. Por exemplo, quando integrado à página de um hotel, os clientes e usuários podem utilizar esse canal de comunicação para tirar dúvidas mais simples, como o preço por acomodação e o telefone de contato.

No mesmo sentido, essa ferramenta pode agilizar o processo de reservas pela Internet. Conectada ao sistema de gerenciamento do hotel, ela pode coletar os dados dos clientes, apresentar as datas disponíveis e até mesmo efetuar cobranças.

Melhor experiência

O principal objetivo de utilizar um chatbot é melhorar a experiência dos hóspedes. A sua aplicação em um hotel facilita a comunicação e acelera o atendimento a pedidos.

Por exemplo, um chatbot pode ser responsável por receber e responder aos pedidos, encaminhando para os setores responsáveis. As possibilidades são múltiplas, bastando selecionar qual a plataforma mais adequada para o seu perfil de cliente.

Afinal, uma experiência mais confortável e ágil aumenta as chances de retorno e de fidelização de clientes. Quanto mais opções forem oferecidas para melhorar a qualidade da estadia, melhor.

Integração de plataformas

Podendo operar dentro de um site ou de aplicativos, o chatbot é uma forma de integrar plataformas para tornar o atendimento ao cliente mais consistente. Utilizar as mesmas ferramentas e recursos de comunicação em todas as plataformas é uma maneira de demonstrar ao cliente profissionalismo.

Felizmente, os chatbots podem ser integrados nas mais diferentes plataformas. Por exemplo, ele pode ser conectado a uma página do Facebook para conversar com internautas e tirar dúvidas.

No WhatsApp, ele pode ser uma forma de comunicação com os hóspedes e melhorar a agilidade de processos em geral. Nos mais diferentes cenários, essa ferramenta é ideal para a comunicação em hotéis de todos os portes.

Análise de dados

Atualmente, o uso de dados sobre clientes é uma forma de melhorar a experiência para os hóspedes e tornar os negócios mais eficientes. O uso de chatbot permite a coleta de informações precisas sobre clientes e interessados, como página de origem, horário e outras preferências.

Essas informações ajudam a entender melhor o público com o qual estamos lidando, além de oferecer recursos para melhorar a tomada de decisão nos negócios. Por exemplo, é possível saber quem tem buscado mais determinado hotel de uma rede e como esse público pode ser mais facilmente convencido a realizar uma reserva.

Personalização

Como dito acima, o uso de dados é uma forma de conhecer melhor os clientes e o próprio negócio. Um chatbot permite utilizar essas informações para tornar a comunicação personalizada.

Ou seja, ao ter conhecimento do perfil de cliente com o qual o bot está conversando, ele é capaz de oferecer respostas mais precisas e condizentes com o que as pessoas procuram.

Essa é uma forma de melhorar a experiência do cliente como um todo, sentindo-se mais atendido e prestigiado.

Como desenvolver uma inteligência artificial?

Os chatbots estão trazendo vantagens para os mais diferentes setores da economia e o hoteleiro faz parte desse processo. É importante que as empresas fiquem de olho nas tendências do mercado para sempre oferecerem a melhor experiência aos seus hóspedes e clientes.

Contudo, criar uma inteligência artificial capaz de participar do processo de atendimento ao cliente pode ser um desafio. É preciso ter clareza de quais funções a tecnologia deve realizar e como os clientes devem ser tratados.

Para não correr riscos, é importante escolher um parceiro confiável e experiente no uso de inteligência artificial. Por isso, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar.