Não há dúvidas de que as mudanças tecnológicas são inevitáveis e têm ocorrido em um ritmo cada vez mais rápido. Por isso, nem sempre é fácil acompanhá-las, e muitas companhias acabam tendo dúvidas sobre o impacto da transformação digital nos seus negócios. Mas, com bom planejamento e interesse em conhecer e incorporar essas novidades, elas são extremamente benéficas para as empresas.

Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post, explicaremos os impactos dessas mudanças nos negócios, apresentaremos os novos recursos disponíveis (como os chabots, big data, entre outros) e informaremos alguns cases de sucesso de companhias que se beneficiaram da transformação digital. Vamos lá?

Como as empresas se beneficiam dessas tecnologias?

O principal propósito da transformação digital é justamente fornecer informações com a intenção de melhorar o desempenho das empresas. Dessa forma, por meio dos dados obtidos, elas se beneficiam de várias formas. Entre os principais pontos positivos, estão:

Possibilidade de automação de tarefas

Com os procedimentos realizados de forma automática, as companhias ganham mais agilidade e eficiência nas operações e otimizam a produtividade. É possível automatizar procedimentos ligados a vários departamentos, como vendas, marketing, entre outros.

Ganhos para a experiência do cliente

Com os dados obtidos em relação às preferências das pessoas, fica fácil identificar os interesses delas. Essa informação pode ser utilizada com o intuito de desenvolver o melhor produto ou serviço possível, e também qualificar e personalizar ainda mais o atendimento.

Redução de processos manuais

As novas ferramentas possibilitam a substituição de equipamentos manuais por novos. Isso ajuda a aumentar a produtividade dos empregados e contribui para que as empresas diminuam os gastos.

Quais são as principais ferramentas utilizadas na transformação digital?

Cloud computing

Esse termo faz referência ao ato de armazenar e acessar programas, dados e documentos na internet. Atualmente há diversos sites que possibilitam o armazenamento documentos na nuvem, ou seja, não é necessário contar com espaço na memória no computador para armazená-los. Basta apenas estar online.

Vale destacar que é mais seguro armazenar dados na “nuvem” do que utilizar um sistema convencional. Outra vantagem de guardar as informações nesse local é a facilidade de integrar os dados de diferentes setores das companhias.

Big data

Com essa ferramenta, são utilizadas uma série de dados com a intenção de tomar diferentes decisões importantes nas empresas. As informações coletadas podem ser usadas, por exemplo, para escolher o momento certo de abrir uma filial, contratar novos empregados, desenvolver outros serviços etc.

Podemos afirmar que as organizações que usam essa ferramenta conseguem desenvolver vantagens competitivas no mercado, resolvem problemas complexos de forma eficiente e melhoram o desempenho.

Chatbots

Trata-se de um programa computacional que atua conforme foi programado para simular uma conversa, como se fosse um atendente humano, ajudando a melhorar o atendimento ao cliente. Isso porque é possível responder as dúvidas comuns dos consumidores e, assim, agilizar o atendimento a eles e fornecer uma melhor experiência ao cliente.

Quais os cases de sucesso?

Empresas de vários segmentos diferentes se beneficiaram das funcionalidades das ferramentas de transformação digital. Entre elas estão:

  • Nubank: a companhia oferece atendimento humanizado e busca resolver os problemas dos clientes. A empresa também fica atenta em relação às conversas nas redes sociais para conhecer os hábitos das pessoas e construir uma relação positiva com elas;

  • Itaú: o banco implementou um assistente virtual que faz a função de consultor financeiro dos clientes da agência. Por meio do Facebook Messenger, a ferramenta oferece dicas e notícias sobre investimentos e economia aos clientes da instituição bancária;

  • Sephora: esta rede usa o chatbot para oferecer um atendimento personalizado. Inicialmente, os clientes preenchem um questionário com as suas preferências. Depois, o assistente virtual fornece sugestões de cosméticos baseadas nos gostos de cada indivíduo.

As novas tecnologias possibilitam que as organizações ofereçam um atendimento personalizado ao consumidor, tomem melhores decisões e, assim, melhorem o desempenho no mercado. Considerando os benefícios abordados, vale muito a pena contar com essas ferramentas.

Este artigo sobre transformação digital foi útil para você? Então assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre o assunto, em primeira mão, no seu e-mail.