A inteligência artificial é uma das tecnologias mais promissoras atualmente. Diferentes setores têm se beneficiado e, segundo a Business Insider, mais de 80% dos negócios devem utilizar algum tipo de serviço inteligente até 2020.

O uso de inteligência artificial em eventos também tem se provado vantajoso. Neste artigo, vamos entender melhor o que é inteligência artificial, chatbot e como esses conceitos têm transformado o mercado de eventos. Vamos lá?

A inteligência artificial e seus benefícios

De acordo com documento da Salesforce, inteligência artificial “está relacionada à capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos”. Ou seja, é a parte da computação que compreende o funcionamento do cérebro humano para tentar simular o seu funcionamento em máquinas.

O termo foi criado em 1956 pelo professor John McCarthy, mas ainda hoje há muito a pesquisar sobre o assunto.

Apesar de ainda não termos robôs inteligentes realizando funções em nosso lugar, a inteligência artificial tem figurado em diversos rankings importantes sobre tecnologias transformadoras. Segundo a consultoria Gartner, ela será responsável por grandes transformações entre 2019 e 2025.

Em paralelo, pesquisas indicam o seu grande potencial para a economia nos próximos anos. Por exemplo, a Accenture prevê ganho na economia brasileira de US$432 bilhões até 2035, movimento acompanhado por outros países da América Latina.

O chatbot no relacionamento com o cliente

Fruto das pesquisas de inteligência artificial, o chatbot é um programa de computador capaz de simular um ser humano na conversação com outras pessoas. Ou seja, a máquina se torna capaz de manter uma conversa de texto de forma semelhante a um ser humano.

Por tornar o contato com o cliente em plataformas digitais mais humano, o chatbot tem sido bastante aplicado no relacionamento com o cliente.

Como exemplo, um chatbot pode ser aplicado nas redes sociais de uma companhia para responder perguntas e tirar dúvidas dos visitantes. Em um site, ele pode ajudar na navegação, realizar cadastros, pagamentos e muitas outras tarefas.

Por todas essas razões, a inteligência artificial em eventos tem gerado resultados positivos e melhorado o engajamento com os clientes. Então, vamos agora entender mais sobre essas possibilidades!

Inteligência artificial em eventos

A inteligência artificial em eventos pode ajudar de diversas formas. Ela é uma ferramenta útil na entrega de conteúdos sobre todo o setor, passando tanto pelos principais acontecimentos quanto oferecendo informações gerais sobre músicos, bandas e atrações.

Como resultado, ela permite melhor experiência aos visitantes, indo muito além do evento em si. O uso de chatbot tem potencial para melhorar o engajamento com os visitantes e otimizar processos que podem ser desgastantes — como o credenciamento, por exemplo.

Além disso, durante a produção de um evento, é comum que os organizadores recebam perguntas semelhantes por parte dos visitantes e interessados. São dúvidas sobre como chegar ao local, como realizar a compra, entre outras. Todo o processo de venda de ingressos costuma gerar um volume grande de perguntas e a inteligência artificial pode ajudar.

Chatbot de conteúdo

Uma das aplicações mais interessantes do chatbot é na distribuição de conteúdos sobre o setor de eventos. Ele permite a criação de materiais interativos e que aumentam o engajamento com o público.

Por exemplo, o site do evento pode conter uma inteligência artificial responsável por falar mais sobre as principais atrações e indicar materiais que possam interessar, como livros, artigos e vídeos.

O chatbot é uma forma diferente de acessar conteúdo relevante, fugindo de formatos mais tradicionais.

Tirando dúvidas

Uma das principais aplicações do chatbot atualmente é no atendimento ao cliente. Essa ferramenta pode solucionar problemas mais simples diretamente pelo site do evento ou por suas redes sociais. Dessa forma, é reduzida a demanda por um time de atendimento completo.

Evidentemente, o chatbot não será capaz de resolver todos os problemas, mas é uma ótima forma de prestar um primeiro atendimento rápido. Assim, independentemente da hora do dia em que o cliente quiser se comunicar com a organização do evento, a inteligência artificial estará a disposição.

Como vantagem, esse serviço é capaz de direcionar para a equipe de atendimento as dúvidas mais complexas, gerando melhor experiência de venda. No mesmo sentido, o chatbot coleta dados sobre todas as interações com os visitantes, o que fornece subsídios para entender mais sobre o seu público.

Guia do evento

Além de tirar dúvidas, o chatbot pode servir como uma espécie de guia para o seu evento. Sempre online no site principal, nas redes sociais ou em um aplicativo, a ferramenta pode indicar o endereço do evento, explicar o funcionamento das entradas e muito mais.

Em grandes festivais, por exemplo, a tecnologia pode auxiliar o visitante  tempo real, indicando a próxima atração de seu interesse, o caixa e as saídas. Essas são algumas possibilidades, mas ainda resta muito a ser explorado nesse tipo de aplicação.

Auxiliar de vendas

Por ser uma forma inteligente de relacionamento com o cliente, o chatbot pode ser integrado à plataforma de vendas de um evento.

Dessa forma, a tecnologia pode dar suporte direto na venda de ingressos, coletando todas as informações necessárias com o cliente e já direcionando para a página de compra.

Esse tipo de aplicação torna toda a experiência do usuário mais fluida, uma vez que ele passará por menos etapas até concluir a sua compra. Segundo pesquisas, uma boa experiência do usuário pode elevar a taxa de conversão em até 400%. Então, esse é um fator que não pode ser ignorado.

Ajudante no pós-venda

Servindo como um assistente no momento da venda, o chatbot também pode desempenhar função em todo o processo de pós-venda.

Encerrado o evento, a ferramenta pode atender os clientes para responder quando será a próxima edição, quais as próximas atrações, entre outras coisas.

Além disso, o chatbot pode indicar conteúdos relevantes sobre a última edição do evento. Por exemplo, pode direcionar para a cobertura de imprensa ou de influenciadores do seu mercado. As possibilidades são muitas!

A inteligência artificial tem transformado diversos mercados mundo à fora. Nos próximos anos, ela deve ganhar ainda mais aplicações e impactar diretamente a nossa economia. A inteligência artificial em eventos também tem trazido bons resultados, transformando as possibilidades de relacionamento com o cliente.

Agora que você sabe mais sobre os chatbots e as suas vantagens, entre em contato com a Intelichat para saber como aplicar um em seu próximo evento!