Uma necessidade que pode ser bem frequente para administradores de blogs e sites WordPress é a disponibilização dos chamados “web buttons” para acesso a chat e chatbots. No caso do Intelichat, já existia um plugin que permite o acesso a chatbots via web.

Está sendo disponibilizada mais uma novidade, nessa área. Um novo plugin de WordPress foi disponibilizado para permitir acesso a chatbots do Intelichat via messenger, através do chamado plugin de web do messenger.

Através desse recurso do messenger, quando um usuário está com uma sessão aberta no Facebook, pode interagir com um chatbot com sua credencial validada automaticamente, como se estivesse interagindo com um chatbot dentro do Facebook.

Um dos principais usos que se pode dar ao recurso, além do atendimento por assistentes virtuais, é o de permitir que leitores se subscrevam para notificações do blog diretamente em seu messenger.

A imagem a seguir ilustra esse comportamento. O usuário “Juliano Statdlober” possui uma sessão ativa no Facebook e, ao acessar um blog, sua credencial é reconhecida. Ao iniciar um diálogo com o chatbot, a credencial do Facebook é automaticamente utilizada!

 

Caso não exista uma sessão de Facebook ativa, o mecanismo solicita um login de Facebook a partir do próprio site ou blog, conforme demonstrado a seguir:

 

Uma facilidade interessante do novo plugin do Intelichat para WordPress é que as mensagens de instrução apresentadas acima são totalmente configuráveis no próprio plugin.

Um dos diferenciais de utilizar-se o Intelichat com um chatbot para messenger e esse plugin, é que a experiência de subscrição de leitores para recebimento de mensagens passa a ser conversacional, através da experiência de chat. Na imagem a seguir pode-se ver um exemplo de como um leitor pode autorizar o envio de mensagens. Para isso, basta uma configuração no chatbot.

O leitor pode ainda, a qualquer momento, mudar sua decisão, a partir do menu do próprio messenger, assim representado:

O plugin está disponível no diretório oficial de plugins do WordPress, juntamente com outros plugins de Intelichat. Basta realizar sua instalação seguindo as instruções do ambiente WordPress.

O Intelichat tem várias integrações e tem se tornado “o melhor amigo do WordPress“.