Uma nova funcionalidade foi disponibilizada no Intelichat, permitindo a passagem de um parâmetro para o BOT, quando o mesmo for acionado pelo código de Messenger ou por QRcode. Além disso, um QRCode pode agora ser usado para acionar um BOT Messenger.

Isso pode ser muito útil, por exemplo, para acionar um BOT via leitura do código, que poderia ser uma etiqueta ou cartaz.  Quando o BOT for executado a partir desse código, um produto ou item pode ser automaticamente identificado e o atendimento ser direcionado adequadamente àquele contexto. Hipoteticamente, pode-se imaginar uma etiqueta de um produto; quando o BOT for acionado lendo aquela etiqueta, pode dar dicas ou fornecer informações sobre aquele item específico. Outro exemplo poderia ser uma etiqueta em um equipamento, com o código identificando o número de patrimônio do mesmo para acesso à base de conhecimento ou abertura de chamado.

O recurso é configurado a partir da obtenção de código do messenger, no caso de BOTs conectados a uma página do Facebook.

 

Como pode-se observar na figura a seguir, essa função agora possui um campo para se definir uma referência (opcional) para gerar o código. Neste campo digita-se um código que equivale ao valor que será passado para o BOT em um parâmetro que será automaticamente criado, chamado ref.

 

Outra diferença é que agora, nessa função, são gerados dois códigos: o Messenger code e um QRCode para acesso ao BOT via Messenger, através de um link m.me (um recurso disponível no Messenger, que aciona o bot Messenger via link de URL).

No exemplo acima, quando o BOT associado à página for acionado, receberá o valor “1234” na variável {ref}. Os desenvolvedores de BOT podem tratar desse valor através da variável no fluxo.

 

NOTAS IMPORTANTES:

Essa mesma funcionalidade está disponível na geração do QRcode de BOTs que executam via web.

Caso um BOT com diálogo já iniciado seja acionado com um código, será redirecionado automaticamente para o início do fluxo de diálogo.