Por mais que seja de conhecimento de todos, é válido relembrar que mais do que nunca, hoje em dia é fundamental que os sistemas e aplicativos integrem-se entre si.

Com o Intelichat não é diferente. Além das integrações que são necessárias durante os diálogos dos usuários com os chatbots (o que é suportado por avançados recursos de integração disponíveis), algumas outras importantes são relacionadas a enviar os dados e atributos dos usuários para algum sistema externo, além de registrar-se os diálogos em si e suas devidas ações e encaminhamentos posteriores.

Para facilitar, flexibilizar e aumentar a amplitude de possíveis integrações, o Intelichat conectou-se ao Zapier (www.zapier.com), um dos maiores portais globais de integrações entre sistemas e aplicativos.

O conceito do Zapier é que os sistemas preparem-se para integrar-se entre si através de sua estrutura. Assim como o Intelichat, mais de 1000 outros sistemas e aplicativos globais podem interconectar-se.

As vantagens são, em primeiro lugar, a independência quanto a necessidade de escrever-se códigos proprietários entre os sistemas. Fica fácil imaginar a grande quantidade de integrações “proprietárias” que seriam resultantes da combinação de “n x m” sistemas entre si. Outro benefício é que a plataforma do Zapier suporta integrações através de configurações amigáveis de fluxos.

As conexões no Zapier são baseadas em 3 elementos fundamentais, assim definidos:

  • Triggers: são gatilhos que são acionados quanto algum evento acontece no sistema de origem, ou seja, naquele que irá enviar dados ou informações para outro.
  • Actions: são funções executadas em um sistema de destino. Uma ‘Trigger’ é acionada e executa uma ‘Action’ em outro sistema.
  • Searches representam um tipo especial de ação, relacionada a fazer alguma pesquisa em um sistema externo.

 

O Intelichat suporta atualmente 3 triggers, que podem ser automaticamente disparadas para inserir informações em sistemas externos. São elas:

  • Quando novos visitantes (usuários) são cadastrados no Intelichat
  • Quando dados de visitantes são atualizados
  • Quando diálogos entre chatbots e usuários são finalizados.

Com essas triggers, alguns exemplos de cenários que podem ser automatizados são:

Inserir dados de visitantes do Intelichat em sistemas de CRM, marketing ou vendas

Gerar solicitações em sistemas de help-desk, CRM ou serviços a partir de certos encaminhamentos de diálogos com chatbots.